SWISS NATIONAL DAY <> DIA NACIONAL DA SUÍÇA

 

Imagem capturada do vídeo sobre Interlaken

UTILICE EL TRADUCTOR DEL BLOG, A LA DERECHA, PARA LEER TODO EL CONTENIDO ESCRITO EN SU IDIOMA
USE THE BLOG TRANSLATOR ON THE RIGHT, TO READ ALL THE WRITTEN CONTENT IN YOUR LANGUAGE

SWISS NATIONAL DAY...

Todos os anos eu comemoro do meu jeito o DIA NACIONAL SUÍÇO...
Este ano eu ia participar de um jantar no restaurante Chalet Suisse, mas não vai dar... lamentei... vou num domingo qualquer comer  lá, durante o dia... É que quando se depende de bus e se mora no interior, os horários são poucos, e táxi ficaria para lá de caro...  Mas, para compensar, me presenteei com algo quase no valor do jantar...  sim... vermelho... (Essa cor não quer largar de mim - o azul já está ganhando bom espaço, mas o vermelho quer ficar no pedaço... então ok... ).

O convite foi enviado pelo Consulado da Suíça de São Paulo, onde os cidadãos suíços, que residem no Sul do Brasil, estão cadastrados para serviços diversos - inclusive renovar passaporte, identidade - no caso, meus estão em dia... 
E para comemorar a data, fui vendo vídeos e fazendo este post em homenagem ao meu país natal por parte de pai, mas principalmente por ter vivido lá por quase 9 anos - e ter vivido na Suíça é mais do que um privilégio: é uma faculdade de vida! 

Seguem episódios vividos por mim, e links, que vão ilustrar um pouco da Suíça... 

Cada país oferece algo para a gente aprender - mas, ter vivido na Suíça me fez entender meu lado suíço, que eu não sabia que era suíço, por ter nascido e crescido no Brasil. Por exemplo: meu lado organizado! Mas, se eu achava que era organizada, imagine o suíço legítimo!

ALGUMAS LIÇÕES ELEMENTARES QUE SE APRENDE NA SUÍÇA

Claro, eu poderia agora falar muito do que aprendi - contudo, preciso resumir algumas lições para o post não ficar longo demais - mas garanto que os relatos abaixo vão impressionar muitos que nunca viveram na Suíça.

- Aprendi que o suíço POR PRINCÍPIO CONFIA... 
(Aqui no Brasil é exatamente o contrário: POR PRINCÍPIO SE DESCONFIA - ou era assim; mudou bastante nesses últimos anos).

Episódio do ALUGUEL 
Quando precisei vir ao Brasil para tratar os dentes (motivo pelo qual não tenho carro na real, mas na boca devo ter uns 3 carros zero km virtuais!!!) - eu tive que pedir demissão do emprego e do apartamento, pois teria que ficar uns 2 meses (eu tinha um dentista muito bom no Brasil e na Suíça realmente não daria para pagar meus custos dentários).

- E como a gente tem que pedir demissão 3 meses antes, quando chegou o último mês, eu escrevi uma carta à Imobiliária e expliquei que eu adorava morar naquele apartamento, e só estava saindo porque não poderia pagar 2 aluguéis (contei os motivos). E então, para minha grata surpresa, eles não cobraram um mês de aluguel,  para eu poder ficar (claro que eu sempre pagava em dia).
Ah, quanto a um novo emprego: eu voltei ao meu emprego anterior...

Episódio da TAXA DO IMPOSTO DE RENDA
Uma época saí de um emprego e queria fazer outra coisa e para poder sobreviver, fui trabalhar como temporária,  onde só pretendia ficar a médio prazo. E daí fica complicado, porque não se ganha alguns benefícios sendo temporária. Nisso chegou o custo da taxa anual de Imposto de Renda (ou seria do Aquecimento, que é anual? - fiquei em dúvida). Seja qual for, fato foi, que eu não tive como pagar e escrevi ao Departamento  explicando que não tinha os recursos no momento -  eles responderam que pagasse quando tivesse. E assim que pude pagar, eu paguei! Simples assim! 

Episódio da CÂMERA MINOLTA 
 - Quando nós 3 irmãs fomos passear em Montreux - ler Montrê - onde se realizam os Festivais de Jazz -  (perto de Genebra), eu esqueci minha máquina fotográfica Minolta numa banca, que ao voltar nela, havia fechado a, era um sábado à tarde. Fui no Café ao lado, expliquei e deixei meu endereço. Dias depois  recebi  a câmera pelo correio! 

- Anos depois, fomos visitar o MONTE PILATUS com nossa Mãe, que veio nos visitar a nosso convite, e esqueci a câmera no banheiro e quando voltei não estava - e lembrei de relance que havia visto uma brasileira entrar no banheiro... fui na Administração e disseram que ninguém entregou a câmera - lá fora, inconformada, vejo a brasileira (ela estava usando algo que eu sabia que era brasileira), daí, reunindo toda a coragem, cheguei nela e perguntei se ela não havia visto uma câmera no banheiro, que era minha... nisso o marido dela, um suíço, repreendendo-a, disse em alemão: eu falei para você entregar na administração!!! (Isso é regra comum).

Tenho a câmera até hoje - sendo que a comprei na década de 80 na Alemanha, usando as economias para comprar uma  máquina fotográfica de valor, pois sempre amei fotografar... e valeu a pena.  A mandei limpar várias vezes em lojas especializadas, pois ela viajou para muitos lugares comigo... inclusive pelos Andes, por 5 mil quilômetros, de Lima a La Paz, em um bus a la jardineira... mas isso é outra história - e que história!
A usei até o ano de 2007 aproximadamente. Daí surgiram as câmeras digitais.

Aprendi que o Suíço POR PRINCÍPIO É ORGANIZADO!

- Outra coisa que aprendi rapidinho: não espere que um suiço organizado entenda do porque você está atrasado, seja para pagar algo, ou pegar ônibus... Assim, quando uma vez expliquei a atendente do Correio algo em relação a um atraso - ela deixou bem claro que isso era problema meu! Ponto. 

- Ah e falando em Ponto: eu sempre adorei acordar cedo e tomar meu mate, etc... mas, por algum motivo estranho, eu deixava para ir ao ponto de ônibus no último minuto e na primeira vez que cheguei correndo, todos me olharam de forma repreensiva, como a dizer: porque não se organiza melhor e vem com calma? 

Pois é, depois disso, quando eu estava atrasada, eu corria até o "ponto" onde ninguém me via do ponto de ônibus, e depois, disfarçando, eu andava tranquila até o dito ponto... (claro que eu tinha que rir de mim mesma - me engana que eu gosto).

Um dia então decidi refletir, porque eu não saia em tempo? Descobri que eu adorava a adrenalina de correr para o ponto, e daí me dei uma lição de moral e falei que poderia fazer jogging, já que adorava correr para o ponto de ônibus - e daí, claro, nunca mais corri pro ponto - pois detestava fazer jogging... o máximo que gostava é dar caminhadas... 

Aproveitando, segue a lição elementar do suiço organizado:
- Eles trabalham com calma, concentrados, e não deixam de fazer suas pausas de café, almoço e tudo a que tem direito. 
E para atestar de como isso os torna diferenciados, uma vez uma amiga alemã me falou:

- Ah, eu preciso ir novamente pra Suíça e ficar lá um tempo para apreciar e aprender a ser "tranquila"!
No alemão o termo exato é gemütlich - ler guemiitlich... 
- o DeepL traduziu a palavra por: confortável, aconchegante, mas isso só dá uma "loção", e não uma noção real do termo.
Apropos (a proposito): acabei criando uma frase, que rima em alemão:
- Mit Gemütlichkeit kommt man auch sehr weit!
- Com tranquilidade também se chega à cidade! 
(Eu mudei totalmente a frase em português, tanto para rimar, quanto para passar o conceito).

O Alemão impressionado com a organização...
E falando em alemão: quando então nos mudamos para o Brasil (minha irmã mais nova e eu), meu apartamento foi alugado para um alemão, que, espantado, um dia me disse:
- Nossa, se eu achava o alemão organizado, o suiço ganha de nós - veja, os documentos chegam em um dia... sem falhas... etc.

Pois é pessoal - eu mesma provei isso, principalmente quando nos mudamos para o Brasil e havia várias burocracias, mas, por lá tudo é simples, ou melhor: eles simplificam ao máximo, mesmo tendo leis para tudo... 

Fato é que quando dizem que vão enviar algo em 3 dias, chega em 2 dias - e quando dizem que vão se atrasar um pouco porque há funcionários em férias - geralmente não tem atraso nenhum - eles falam aquilo só para caso realmente ocorrer um atraso... É de bater palmas em pé!

O suiço POR PRINCÍPIO NÃO IMPÕE!

- Sendo uma República desde 1291, uma outra lição elementar Suíça é não se intrometer na vida do outro - não dar opinião se não é perguntado e se você pede uma opinião, raramente um suiço vai dar, porque ele entende que com isso ele pode te influenciar a algo que talvez não seja bom no final... ou apenas para não se comprometer.

- Para meu espanto, eu via as mães falando com os filhos, e sempre pedindo a opinião se eles gostariam disso e daquilo - mas não como forma de MIMAR, como aqui, que se deixa as crianças fazer tudo (quando a lição básica que uma criança precisa aprender é a respeitar limites! para não apanhar depois de adulta por falta desta lição elementar).
- Eles educam as crianças de um modo tranquilo, gentil, sem impor, mas, toda criança aprende a respeitar... seja o que for: um sinal vermelho, os mais velhos, enfim... o que for básico... 


CONCLUSÕES GERAIS

Claro que sempre haverá exceções - mas a gente costuma falar da regral geral -  e os jovens suíços, que convivem com todo tipo de cultura, seja na Suíça, pelos imigrantes, seja por viajarem muito, já não sejam talvez o modelo que eu conheci... mas o acima ficou impregnado em mim e não posso negar que me trouxe muitos frutos positivos... 

Claro que há pontos negativos no excesso de organização - no excesso de leis - mas isso vale para tudo... não só em relação à Suíça - fato é, que quem não aprende a ser organizado, não encontra tempo para curtir a vida - seja por que vive com dívidas (pois não sabe organizar suas finanças), vive com estresses diversos por falta de um pouco de organização. E hoje, em que a internet está cheia de vídeos com dicas de como aprender a ser mais proativo, etc. - na verdade não existem desculpas para as pessoas que vivem estressadas por falta de organização - só me refiro a este aspecto - pois há tantos outros estresses, que nem a vale a pena entrar no mérito da questão.

Fato é que quando nos organizamos, temos mais  tempo livre para coisas criativas. 
Exemplo simples:
Limpar a casa ou lavar a louça de modo ordenado - serviço básico de rotina - faz com que seja mais rápido... e não porque a gente é chato..
No Brasil se confunde muito fácil ser organizado para ganhar tempo para o lazer, em ser chato... 
Isso é desculpa dos que não querem aprender a se organizar - tudo bem, é o direito de cada um viver como quiser, mas não de difamar uma qualidade por isso! Assuma que não quer se organizar, pelo menos não em alguns setores. É direito seu - bem como o dever de arcar com as consequências! 

Mudando de assunto - Suíça, país dos relógios, queijos, fondue, raclette, alpes, neve; pequeno por natureza, mas gigante em alguns sentidos, como, quanto a...

3 SUÍÇOS QUE FIZERAM A DIFERENÇA NO MUNDO

>>> ERICH VON DÄNIKEN (ler Erish fon Déniken)
- QUE REVOLUCIONOU A ARQUEOLOGIA
- AUTOR DO BEST SELLER: ERAM OS DEUSES ASTRONAUTAS?
Conheci o autor em Curitiba, num Congresso, há anos,  e pedi para autografar o livro citado, que li aos 14-15 anos e que mudou minha vida.

>>> JUNG, CARL GUSTAV (ler Iung, porque J no alemão tem som de i).
- QUE REVOLUCIONOU A PSICOLOGIA
- AUTOR DE VÁRIOS LIVROS CHAVES

>>> PESTALOZZI, JOHANN HEINRICH (João Henrique)
- QUE REVOLUCIONOU A EDUCAÇÃO
- vale a pena ler sobre sua vida e de como se tornou pedagogo famoso.

ALGUNS LINKS PARA ILUSTRAR A SUÍÇA

Um resumo da história da Suíça via Wikipedia

Link do significado de sua bandeira - quadrada!

Fogos no Dia Nacional...

Um vídeo tipo short, muito fofo, de 2020... com o famoso jodel (iodel)...

Uma música tradicional suíça - ouçam pelo menos 50 segundos

Um grupo musical - há 11 anos... muito singelo
Aos 55 segundos a bela jovem canta o tradicional jodeln (ler iodeln)
Impressiona sua habilidade, vejam...

Interlaken (entre lagos) - uma das cidades mais bonitas da Suíça...
Mas falando sério: difícil mesmo é ter cidade feia na Suíça...

E vale a pena ainda citar a cidade de Lucerna... 
(Luzern - ler Lucern, porque no alemão o Z tem som de dois SS).

Seja pelo IMAX (Parte do Museu do Transporte) - com suas telas de cinema gigantes
(na época tais não existiam no Brasil),  seja pelo fato de ficar próxima do

 Parque de Mistérios, criado ou idealizado pelo Erich von Däniken...
- parque que conheci dias antes de me mudar para o Brasil, pois justo tinha sido inaugurado.
Muito emblemático isso, pois não cheguei a conhecer Erich na Suíça e sim no Brasil...
Ele que mudou minha visão de mundo aos 15 anos... 

Vejam o link da inauguração do MYSTERY PARK:
Dia 26.05.2003 - e a minha irmã e eu iríamos nos mudar para o Brasil em 12.07.2003.
E aqui o fim dele (pelo que sei hoje tem outro nome - acho que foi revitalizado)
Ah sim... logo apareceu o link:
Fato é que não chama mais Mystery Park - agora tem um nome mais difícil para um estrangeiro pronunciar - JungfrauPark - vamos lá: Iung-Frau-Park - nem tão difícil né, ainda mais que Jung, vocês já sabem que se pronuncia Iung - mas, o nome Jung unido ao nome Frau (que é Mulher), significa Virgem - Parque Virgem... o qual, pelo visto, se tornou um giga parte de entretenimento familiar!

Voltando ao IMAX: ao buscar um link do IMAX, eu ponderei, que, de algum modo, ambas cidades me parecem similares..., digo, Lucerna e Interlaken,  mas não saberia dizer do porque. 
E ao escrever isso, decidi checar detalhes de Lucerna,  e, ao abrir o link abaixo, fiquei surpresa do artigo justo mencionar, que, por ambas cidades, Lucerna e Interlaken, ficarem a apenas 67 km uma da outra, vale a pena se hospedar em Lucerna e fazer um bate-volta para Interlaken!!! 
Na verdade, eu achei que o ex-Mystery Park ficava em Luzern (mas fica em Interlaken).


Sendo assim, acabo de constatar, que Interlaken foi a primeira cidade que conheci por conta após chegar na Suíça, e foi a última...  A primeira vez no inverno, e a última vez no verão! 
Perfeito então!

<<<  PARABÉNS SUIÇA PELO SEU DIA  >>>

Comentários