MENOS É MAIS!
A primeira vez que ouvi esta frase foi na Suíça - e achei muito pertinente, mas levei anos para incorporar a frase em vários aspectos da minha vida. Hoje vou dar alguns exemplos que me ajudam a viver melhor usando a frase como inspiração.
Antes de iniciar: sei que muitos de vocês sabem o que vou expor - mas muitos não - e quando se escreve não sabemos quem vai ler - então - a dica é sempre para quem precisa! Ou precisa reler, ou repensar!
LAST MINUTE: Quando revisei o post, decidi achar um vídeo sobre O PERIGO DO FLUOR (pois muitos nem fazem ideia e acham bobagem - não uso pasta com flúor há uns 30 anos). Achei um vídeo do Dr. Lair Ribeiro - e nem eu sabia de alguns detalhes, inclusive relacionado ao CLORO, tão comum em nossas águas. E mais: acabei de ler o último relatório de BENJAMIN FULFORD e achei curioso, entre tantos news chocantes, ele falar que agora querem "fluorizar" a água da Grã-Bretanha - pois bem, no final do vídeo o Dr. Lair vai falar algo a respeito - há 6 anos - que fará pleno sentido agora).
USO DE PRODUTOS DE LIMPEZA
No Brasil, por ser um país tropical, há um exagero no uso de produtos em geral, primeiro porque não é a quantidade, mas a qualidade que define - segundo, se usar demais, terá que enxaguar muito e gastar muita água. E sendo louça, se não for bem enxaguada, irá consumir restos de produtos tóxicos sem ter noção. Hoje, com a internet na palma da mão, digite PRODUTOS LIMPEZA NATURAIS - uso de BICARBONATO, por exemplo... etc. E vá aprendendo a usar menos ou o suficiente! Verá que vai economizar em tudo no final.
PASTAS DENTAIS E ÁGUAS BUCAIS
Neste setor, de pastas dentais principalmente, se percebe claramente que os grandes da área vem se adaptando. Cada vez eles vem inserindo produtos menos tóxicos. Sem falar do flúor, que com tudo que querem justificar, fato é que nossa flora bucal é muito sensível e assim ela absorve o flúor e o leva direto pra corrente sanguínea, sem passar pelo fígado para filtrar e assim a contaminação está garantida!
IDEM COM PRODUTOS DE BANHO
O uso de produtos para a higiene pessoal é igualmente delicada: com os poros abertos pelo banho quente ou morno, a pele absorve tudo que for passado nela, seja sabonetes, shampoos, cremes pós banho - e como a maioria é tóxica de algum modo (principalmente os com perfumes exagerados), a pele absorve tais toxinas. Solução: use produtos mais naturais na medida do possível. Não precisa ser de marca - basta que não tenha parabenos e tantos outros... e menos detergentes... quanto mais pessoas optarem por linhas naturais, mais rápido os fabricantes vão se adaptar.
USO DE REMÉDIOS - INCLUSIVE NATURAIS
Antigamente eu também pensava: ah, é natural então não faz mal. Mas não é assim. No caso dos naturais é justo o EXCESSO que faz mal - nos demais, não naturais, eles, por si só já contem um xis número de efeitos colaterais. Mas, voltando aos naturais: até chás podem fazer mal - exemplo: se a gente consumir chás inadequados para nosso problema, ele pode se agravar dependendo de alguns fatores. Lembrando que o tema trata de constatar que Menos é Mais!
MODA E SIMILARES
Saber usar cores ao se vestir é ainda mais simples e complexo, porque a cada época mudam os padrões. Fato é que quando você usa uma roupa colorida na parte de baixo, jamais use outra colorida na parte de cima, salvo se for um padrão combinado por um corte e modelagem. E sempre que possível, não use florais e listras grandes se você não for esbelta... falo de florais carregados, coloridos, intensos - em tudo há um gênero que cai bem, outro não. Na dúvida, o YouTube está cheio de canais dando dicas - elas são preciosas. Por outro lado: se teu estilo for FLORAL, e todos percebem que isso é teu estilo, e existe um padrão pelo qual se reconhece teu estilo, então você deve respeitar isso - e isso vale para tudo. Se teu estilo for jeans, perfeito. Se for clássico, perfeito. Qualquer estilo se bem usado, fica bem - se for mal usado, mesmo o clássico fica feio, antiquado, pesado... portanto, faça uso dos canais de YouTube.
TEXTOS E SIMILARES
No âmbito de formatar textos para fins diversos - quanto mais clean melhor - use no máximo 3 cores e use de forma a se tornarem um padrão - senão vai virar carnaval e ninguém sabe qual serve para qual... mas até as Escolas de Samba tem suas cores e a gente reconhece um padrão, portanto, treine a usar menos cores e tamanhos.
FALAR SOBRE TEMAS DIVERSOS
Sempre que achar que precisa convencer alguém de algo - pare! Respire fundo e aprenda a dizer somente o que seja o essencial. SE falar demais, você azeda o tema, por cansaço. E você se faz desrespeitar, e terá gerado o efeito contrário: a pessoa nem quer mais saber do assunto. Portanto, fale claramente, na boa e não espere que o outro aplauda, acredite ou peça bis... Passe sua mensagem - se o solo for fértil, a semente vai florescer em breve - se não for, outra pessoa, em outra época vai dizer algo similar e então será a época certa - MAS, NÃO SUBESTIME O VALOR DE UMA SEMENTE, por mais inocente e simples, ou complexa que seja! Todos nós já fomos solo fértil e solo pedregoso.
WHATSAPP - FACEBOOK - INSTA
Um detalhe chave no mundo atual com o uso da internet, facebook, insta, whatsapp é saber o que é ÉTICO e que o é ESTÉTICO. Vale a pena enumerar o mais evidente, não só no aspecto MENOS É MAIS, mas o que ocorre de menos e o que ocorre de mais... DEMAIS. Via de regra ocorre de menos respeito, seja de muitas maneiras - e demais a falta de bom senso! E eu ainda não finalizei meu aprendizado - mas como diz o ditado: é se ensinando que se aprende (melhor), por isso segue um resumo dos pontos mais nevrálgicos.
ESTÉTICA
Erros mais comuns na digitação:
VIRGULAS:
Não existe um espaço antes da vírgula.
Exemplo: Ela , não se sabe porque , não foi à festa!
A vírgula, para quem sabe onde por, vai sempre grudada... (< veja nas frases).
E se tiver dúvidas onde usar vírgulas, não use - é melhor.
VERBO HÁ:
Sempre, sempre que usar conotação de tempo, vai HÁ. Uma chave é se pode substituir por FAZ!
Exemplos: Há quanto tempo!!! Há anos que não a via! Há horas que estou esperando.
Mas, há casos em que você vai ter dúvidas, como na frase: Daqui a pouco... Aqui se refere a tempo também, porém, quando o "a" expressa futuro, não vai "há".
LIKES:
Você usaria uma roupa de festa todos os dias? Ou seja: sejamos simples - na verdade, deixe os exageros para situações especiais, para realmente gerar um efeito especial! Sem falar do fato de se poluir um post. Num mundo poluído virtualmente, saber usar as ferramentas com coerência e singeleza, também é um sinal de respeito ao tempo do outro.
IMAGENS:
O que as pessoas não lembram, é que todos temos parentes, amigos e outros - se cada um passar uma imagem de bom dia - ninguém terá mais tempo de viver o dia! Aqui o menos é mais é muito oportuno matematicamente falando - não se trata de não curtir imagens lindas e desejos sinceros... trata-se de tempo. E se o dedo coçar muito, repasse apenas aquelas imagens IMPERDÍVEIS... assim você realmente provocará algo especial! E se você tiver dúvidas se a pessoa quer receber tuas imagens, deixe de enviar e veja se ela vai dizer algo.
ÉTICA
O que mais se vê nas redes é GROSSURA - pense duas vezes antes de responder - melhor pensar três vezes - respire fundo. Se for o caso faça uma oração (sim), ou apenas respire e diga a si mesmo: você vai poder dormir bem com a resposta que quer dar?
Por isso, sempre que você for agressivo numa exposição, conselho, ou resposta, a única preocupação da pessoa vai ser em se defender! Conclusão: ela reagirá com grossura e daí vira um espadachim... e você não terá atingido nada. Ou você espera que ela seja moderada diante de sua agressividade e sirva de exemplo para você?
Exponha seja o que for de forma SINCERA SIM, mas não grossa - aprenda! Treine escrevendo 10 vezes o texto se for o caso. E só envie quando sentir: É ISSO. E deixe respostas grossas para quando não tiver outro jeito... raras vezes tal é a melhor forma, mas jamais a forma usual! Finalmente: reflita se você realmente precisa dar um comentário! Ele acrescenta?
Dica preciosa:
O que vou expor, aprendi ao observar algumas pessoas sensatas dando respostas nas redes. Sempre que você sentir que precisa criticar algo - digo, apontar algum erro, problema, seja num hotel, seja num texto, seja no que for, PRIMEIRO comece falando dos pontos positivos - depois diga o que achou errado ou ruim da forma mais ponderada possível. Só assim você está dando uma real abertura para a pessoa ou o hotel, ou seja quem for se abrir para checar sua OBSERVAÇÃO. SE NÃO tiver nada de bom para dizer, melhor não dizer nada. Talvez seja porque você só sabe ver o que não é bom e daí seria bom você rever sua maneira de ver!
Dica extra:
Quanto mais elevada a Consciência de uma pessoa, mais rapidamente ela vai colher se usou MAL A PALAVRA - tanto que, qualquer SER que tenha certo nível, verá que não vai usar expressões fortes, negativas e outras - não só porque ele vai ganhar a conta na velocidade da luz (aqui está a pergunta, do porque os bons são "castigados" mais rapidamente), mas, dependendo do seu nível espiritual, ele vai ter um retrocesso. E mais: ele sabe que qualquer palavra negativa vai AUMENTAR O CAOS E O MAL NO MUNDO! E isso vale para imagens negativas, filmes negativos e tudo... portanto: todo o caos no mundo começa comigo... não adianta apontar o dedo lá fora. Veja como você vive! Seja exemplo - isso sim vai inspirar!
E o contrário?
Como reagir a pessoas que são agressivas de algum modo, seja expondo algo que vai contra o que você postou, ou pensa, etc.? JAMAIS responda na hora. Pondere. Deixe quieto. Para minha absoluta surpresa, aprendi que aquelas pessoas estavam me dando a chance de pesquisar mais a fundo e dar uma resposta num quilate que nem eu sabia que existia. E quando era fora de propósito - eu ignorava. Não respondia... nada. SE a pessoa insistir nisso e for seu padrão - bloqueie. Nesses casos, o que prevalece é: se ela não sabe te respeitar - você precisa saber! E não para dar um troco ou por maldade.
A REGRA DE OURO DOS 3
Sempre que não sabe quanto deve fazer de algo, ou tomar um remédio, ou enfim... veja se cabe a regra dos 3. No alemão se diz que dois é bom, mas três é melhor. Claro, se referindo a coisas como: melhor conferir 3 vezes, que 2. Mas também quando for tentar algo: eu sempre uso a regra de 3. Se na terceira vez algo não der certo - eu paro e me desapego e vejo o que se mostra a seguir.
Ou quando você quer postar mais do mesmo assunto: escolha 3 links diferentes que se complementam.
Ou você não sabe se vai guardar 2 vidros, 10 ou nenhum. Guarde 3. E o resto descarte. SE achar que vai usar diferentes tipos, guarde 3 de 3 tipos... e assim vá testando e aprendendo a usar o 3!
Quando for testar algo para tomar algo - algo natural e não tem a quem recorrer - tome 3 x ao dia. E depois veja.
Com o tempo vai desenvolver uma intuição de como usar a regra dos 3.
Assim é com tudo: treinando a gente vai criando sensibilidade...
<<<<<<<>>>>>>>
Comentários
Postar um comentário