Ao receber a imagem no Grupo Família, eu me lembrei do livro em alemão, cujo título traduzido literalmente seria O ANJO NA FRENTE DA PORTA. O livro eu conheci na Suíça. Lembro de ter lido uma frase que ficaria na minha mente:
- Que o maior desafio a que a Humanidade se impôs foi o casamento.
Tradução da descrição do livro no site do link (clicar no título em azul acima):
O pintor que buscou a luz que não projeta sombra queimou a si mesmo até o chão. Ele acrescentou algo às posses espirituais da humanidade que ela ainda não compreendeu totalmente: o verdadeiro discipulado na autodoação - a autodoação de tudo que é pessoal a serviço da luz que se chama verdade, amor ou conhecimento e que é tudo.
Este livro situa o pintor, que viveu há trezentos anos, no espaço da realidade, que é passado, presente e futuro em um só
Anos depois, ao voltar a viver no Brasil, uma amiga me falou do que Trigueirinho comentou sobre pessoas que não tem filhos (e estão engajadas numa via espiritual). E somado a isso, não sei onde li, que enquanto o casamento burila o ego básico, sendo, por isso, considerado uma espécie de iniciação para uma vida espiritual básica, os filhos ensinam o amor e a doação em um nível maior - sendo, portanto, uma segunda Iniciação, extensão do casamento.
INICIAÇÃO E GNOSIS
Aproveitando a deixa, vamos esclarecer do porque as pessoas temem o termo INICIAÇÃO, assim como foram ensinadas a temer o termo GNOSIS, como se ambos fossem algo negativo per se. O primeiro termo sim, foi muito corrompido, pois podemos ser INICIADOS (receber lições básicas) tanto em vias do bem, como do mal, como podemos ser iniciados na música, nas letras, etc.
Já o termo GNOSIS significa CONHECIMENTO ALÉM DO INTELECTO. Ou seja: não se trata de um conhecimento intelectual, salvo se este conhecimento o levou além dele... o transcendeu! Sim, isso é possível. Depende sempre da MATURIDADE DA ALMA da pessoa, como em tudo. Daí se acessa o CONHECIMENTO REVELADO - não processado intelectualmente!
DIFERENTES VIDAS E PROPÓSITOS
Voltando ao tema sobre a importância do casamento, precisamos considerar que há almas que já realizaram o suficiente em algumas vidas! Ou que tiveram vidas tão complicadas envolvendo filhos e relacionamentos tensos, dramáticos e similares, que em uma ou mais vidas optam por não se casar. Ou almas que precisam de uma vida para aprender a se cuidar - se amar... Ou almas que precisam dar um start em uma via espiritual que exige muito tempo a sós... Ou almas que viram os pais fracassarem no casamento e adquirem um trauma que não os inspira a se casarem...
Enfim... há tantas variáveis...
A ALMA TROCA DE CORPOS
E aos que não acreditam que a alma apenas troca de corpos, como os corpos trocam de roupas, basta saber que há almas maduras, outras menos, outras muito maduras... e seria incoerente acreditar num Deus Justo e Bondoso que semeou almas maduras e menos, sendo as menos maduras as que mais sofrem para alcançar maturidade básica na complexa ARTE DE VIVER, sendo que alguns corpos morrem cedo e não aprenderam praticamente nada. Portanto, acho muito mais simples, coerente e perfeitamente de acordo com a noção e fé num DEUS ONIPOTENTE, Ele ter criado Almas que vão encarnando e amadurecendo...
E tal como resumiu ROBERT ADAMS (que sempre cito nesses casos), uma Alma realmente madura para se libertar do grilhões do ego humano e atingir o status de ego divino (claro que poderia usar dezenas de adjetivos para definir este status, mas fico com este que a maioria pode entender), tem que ter conquistado em sua BIO - em seu CURRÍCULO DE VIDA...
AS TRÊS VIRTUDES LIBERTADORAS:
- COMPAIXÃO - HUMILDADE - SERVIR
Sugiro lerem o post completo, que não é longo, pois ele vai revelar alguns detalhes que alguns consideram irrelevantes, ou que já ultrapassaram tal etapa - quem realmente ultrapassou tal etapa está num nível que toda pessoa notaria que ela passou pela etapa e hoje os frutos dela fazem parte de seu ser - exalando um suave perfume, impossível de não sentir!
E mais: os que conquistaram de fato tal etapa, ainda servem de exemplo em TODAS as oportunidades que a VIDA lhes apresentar no tocante às 3 VIRTUDES!
Detalhe: eu postei o conteúdo sobre as 3 VIRTUDES no original, em alemão no caso - o qual traduzi para o Port-Br. O original de fato está em inglês - inclusive pedi a uma amiga americana me enviar na época o livro em inglês para treinar a ler, pois por já conhecer o conteúdo e ser uma literatura simples, seria um bom treino.
CONCLUSÕES
Todas as ALMAS estão em diferentes níveis de compreensão do PLANO GERAL DAS ALMAS e do PLANO PESSOAL delas - o plano geral é o mais fácil de compreender - pois implica realmente em aprender o ABC de AMAR O PRÓXIMO COMO A SI MESMO - lição que encerra inúmeras etapas, onde em uma delas, é preciso PRIMEIRO APRENDER A SE AMAR - obter um egoísmo saudável - para depois estender o AMOR para outros, pois NÃO PODEMOS DAR OU DOAR O QUE NÃO TEMOS.
A jornada é complexa sob qualquer ponto de vista e seria de muita ajuda (para si e para os outros), nos abster de julgamentos sobre a vida alheia - ou seja: como os outros deveriam viver! Por isso NÃO JULGUEIS PARA NÃO SERDES JULGADOS é uma máxima que a maioria ainda nem começou a praticar - mas ela é o degrau elementar para aceder a graus mais altos de SABEDORIA.
Não se trata de sermos perfeitos - isso é outra armadilha do ego:
- Trata-se de sermos o mais perfeitos dentro do nosso atual estado de consciência.
E dentro desse estado ainda devemos perceber que nem sempre podemos fazer o que nos é dito ser o melhor - e aí vem uma prova elementar: precisamos apenas FAZER O NOSSO MELHOR DE ACORDO COM CADA CIRCUNSTÂNCIA - pois o forçar implicaria em fazer sofrer os outros e a nós mesmos, ou então, iríamos criar um ego vaidoso de si, de como é aplicado em seguir sua senda, quando a lei áurea é:
- ESFORÇAR-SE SEMPRE - FORÇAR-SE NUNCA!
E aprender a discernir a diferença entre ambos, é outra iniciação elementar!
Um exemplo para ajudar:
- Digamos que seu Caminho implica em orar três vezes ao dia, ou meditar! Mas haverá dias em que isso não será possível, somente forçando situações de tal modo, que criaria tensões... logo, a oração (ou meditação) sob estas circunstâncias não será positiva... Portanto, faça o seu melhor sempre, inclusive DIANTE DAS CIRCUNSTÂNCIAS.
E aqui é importante falar sobre os ZELOSOS, que, para seguirem suas DISCIPLINAS, deixam a família de lado de um modo negativo, ao forçarem as situações - anote: se não puder seguir sua via espiritual com amor suficiente para deixar sua família confortável, melhor achar outro momento ou outro meio.
Confortável implica em criar um ambiente amoroso para seguir sua via, de modo que eles a respeitem de fato, por VER que ela lhe inspira a ser amoroso e não rigoroso só para mostrar o quão é zeloso! Lembrem: SEM AMOR NADA TEM VALOR! E não adianta ser amoroso com os outros, longe, isso é fácil - sermos amorosos com nosso próximo é outra história - e não falo de ser fraco, se deixar explorar, muito menos ser meloso - falo de saber porque prefere ser amoroso, mesmo não dizendo uma palavra - mas via ações indiretas por vezes - o amor tem milhares de vias de expressão, e quanto menos ostentar, de maior qualidade será o amor.
Aliás, a forma mais equivocada é quando alguém quer mostrar que é amoroso. Que é bondoso! Nem mostrar, nem esconder - deixe as situações decidir quando deve mostrar e quando deve esconder.
Sendo assim, voltamos à frase que gosto de citar nesses contextos:
O HOMEM VIVE PARA APRENDER A AMAR.
O HOMEM AMA PARA APRENDER A VIVER.
Vale a pena ler o que a WIKIPEDIA fala dele. Tenho o livro em vários idiomas, pois ele contém PÉROLAS DE SABEDORIA sem fim... altamente poético, simbólico também, mas com frases tão eloquentes, que inflamam a ALMA a querer seguir a SENDA DA LIBERAÇÃO... como quer que cada um a entenda.
BLOG 1 - CITA VÁRIAS FRASES DE MIRDAD
BLOG 2 - CITA VÁRIAS FRASES DE MIRDAD
Comentários
Postar um comentário