DE POLIANA A SHERLOCK HOLMES
Você é do tipo POLIANA - que na sua ingenuidade vê o lado bom em tudo e em todos?
Ou você é do tipo SHERLOCK HOLMES - sempre buscando algo suspeito em tudo e em todos?
Saibam que já fui ambos e aprendi que existe uma terceira via! Lendo entenderão. E sim: não planejei escrever este post - ele fluiu em função do que ocorre no planeta, onde, devido a tantas situações negativas, a tendência geral é focar no negativo... e quando vi, cá estava eu abordando o tema...
LINKS RELACIONADOS AO TEMA
DOENÇAS SÃO MENSAGEIROS ONDE DEVEMOS MUDAR ALGO!
O terceiro link (DOENÇAS SÃO...) parece apenas um título banal hoje em dia - mas foi fruto de um encontro altamente singular, nos anos 80, pelo autor americano Joe - traduzi 32 páginas do PDF do livro THE IMMORTAL I, onde o misterioso John - Tocador de Sinos, fala TAMBÉM sobre doenças em dado momento mas não é o cerne do intrigante livro - no caso, ele fala principalmente sobre CÂNCER E EM-ESCLEROSE MÚLTIPLA, dizendo que:
"Todas as doenças se encaixam em duas categorias.
A primeira é o congestionamento!
Isto é causado pela retenção em excesso, como por exemplo, na supressão ou negação.
A segunda é a inflamação.
Isto é causado por não segurar em quantidade suficiente e liberando mais energia do que você absorver.
A TERCEIRA VIA
Desde jovem até a idade adulta eu tinha por princípio natural ver o lado bom em tudo e em todos. Com a idade madura tal capacidade diminuiu e uma hora sumiu - e reconquistei com muito custo algo que hoje sei, era uma dádiva. Mas entendi do porque teve que sumir, pois ver o lado bom em tudo e em todos, não deve obstruir o senso crítico básico.
SER BOM MAS NÃO SER BOBO
A frase acima resume o que seria um senso crítico básico, que no fundo, tem a ver com o valor que me dou, e o valor que me dou, tem a ver com o amor próprio sadio que se tem por natureza, ou por conquista, visto que, devido aos nossos pais não terem noção de como seus atos e palavras influenciaram (e influenciam) o subconsciente da criança de forma contínua, a maioria de nós sofreu estragos emocionais de todos os tipos - e isso vale para os atuais pais, que, não tendo tido na sua época informações a respeito, perpetuaram tal sistema "educacional", repetindo frases chaves que se tornaram padrões chaves em alguns casos. Sem falar de seus exemplos cotidianos!
Digo alguns casos, pois nem toda criança absorve a mesma frase e do mesmo jeito. O que para alguns gerou traumas emocionais, seja via frases ou vivências, para outros não gerou nada além de uma lembrança negativa ou algo similar.
O LADO BOM DE SE VER O LADO BOM
Ocorre algo similar a uma mágica quando vemos no outro algo de valor - digamos que uma pessoa tem o que chamamos de vários defeitos que causam irritação ou algo similar nos demais. SE apesar disso insistirmos em ver suas qualidades, sem ignorar o que nos irrita, iremos REPROGRAMAR algo dentro da psique da pessoa, principalmente se muitas pessoas fazem o mesmo, ou se uma pessoa próxima insistir em ver os lados positivos da pessoa! Com o detalhe que:
- Você acaba curando algo similar em você! Baseado na lei: quem perdoa é perdoado!
Quando eu fazia isso até certa idade, eu não sabia da mágica acima - mas muitos de vocês já viram isso em filmes: uma pessoa não confiável de repente recebe a confiança de alguém - de forma plena (isso é chave). Essa pessoa passa a querer viver o ideal do que a pessoa vê nela - e ela acaba criando um novo modelo de vida.
HOJE SABEMOS, principalmente via FÍSICA QUÂNTICA, que o nosso FOCO determina o rumo de certos elementos (fótons, etc) - portanto - a Bíblia já dizia:
- LÁ ONDE ESTÁ TEU CORAÇÃO ESTÁ TEU TESOURO!
Em linguagem atual:
- TEU FOCO DETERMINA A QUALIDADE DE TUA VIDA!
Ou a falta de qualidade.
Portanto, pessoas que sempre focam no negativo, seja nas pessoas, no mundo, em si mesmas, estão propensas a ver seu FOCO sendo realizado - não talvez hoje, mas no futuro próximo, via decepções constantes, acidentes, e similares. Sob essa ótica, as religiões podem aumentar tal visão negativa, ao enfatizar que o ser humano é um pecador, que ninguém presta, tudo é ruim... etc... ou:
ENFATIZAR O BEM, O BELO E O VERDADEIRO EM TUDO E EM TODOS
Vejam, eu não falei que isso é fácil - principalmente para quem tal comportamento é natural. Isso é como vencer UM VÍCIO FÍSICO - é algo que requer ajuda inicial - seja de quem for. Importante que funcione. O natural seria via PSICOLOGIA, mas nem todos psicólogos sacaram tal detalhe, pois eles também são humanos e, portanto, limitados, e em constante aprendizado. Ou apenas porque eles se especializaram em outros setores!
Daí temos uma SEICHO NO IE que tem resultados MILAGROSOS MESMOS ao usar a tal saber de forma focada e constante até alterar casos considerados perdidos, seja de saúde, de modo de vida, seja do que for. E o resultado milagroso é que ela alia A GRATIDÃO ao FOCO POSITIVO... sobre isso escrevi há anos e vou deixar o link acima (A GRAÇA DA GRATIDÃO), bem como um recente, sobre o fator chave da COMPAIXÃO.
E repito: não existem mágicas sem um mínimo de esforço, seja praticando mentalização, visualização, oração, etc. Portanto, a geração atual, que é fruto das anteriores, trouxe consigo uma carga de cansaço enorme e tende a querer tudo rápido e sem esforço - infelizmente um certo tipo de esforço ainda faz parte de se virar a roda.
Quando se trata de algo simples, um esforço mínimo já resolve, mas a maioria de nós é MOVIDO E VIVIDO POR PADRÕES SUBCONSCIENTES PODEROSOS e achamos NATURAL, porque temos tais desde pequenos! E por isso não notamos - e se alguém nos diz uma vez, também não surtirá efeito - por isso, por vezes, precisamos ouvir isso X vezes e aliado a isso ter certa quota de sofrimento que nos fará questionar do porquê.
Aqui podemos incluir um outro dado, que, no fundo tem a ver com a infância e modelos que trouxemos em nossos genes também:
O ALTAMENTE DANOSO SENSO DE CULPA
- Muitos criam doenças e modos de vida apenas porque se sentem culpados de algo - as vezes algo banal, e as vezes algo realmente sério, mas o mais trágico via de regra é que, as pessoas não questionam a origem de suas doenças, sendo que tanto as doenças, quanto o modo de vida podem ser curados com a prática adequada - e hoje, com a internet na palma da mão, ninguém pode dizer um dia:
- Não tive chances de mudar o rumo de minha vida!
E vão se arrepender sim, lá na frente, quando será tarde para viverem a vida de modo mais leve por estarem na fase final dela, mas não será tarde para uma próxima vida, onde tais fantasmas não vão determinar de antemão parte de seu destino futuro.
Por isso os sábios do Oriente dizem que mesmo na hora da partida, se a pessoa se conectar com algo de muita luz, ajudará a alma na transição e no futuro dela. Portanto, o pior que se pode fazer é partir cheio de mágoas e problemas mal resolvidos, ou apenas sem ter tido por meta algo superior ou supremo em vida. Mas, se na hora H invocarem algo ou alguém em quem realmente confiam, acreditem, vai ajudar e muito!
CONCLUSÃO
NEM IGNORAR O MAL OU OS DEFEITOS DE ALGUÉM, NEM ENFATIZAR O MAL OU OS DEFEITOS DE ALGUÉM SÃO A SOLUÇÃO!
AMBOS CONDUZEM A DESTINOS DESASTROSOS, TANTO PESSOAIS, QUANTO MUNDIAIS, AO A SOMATÓRIA DEFINIR O DESTINO DE UMA NAÇÃO E DO PLANETA!
SOMOS, PORTANTO, RESPONSÁVEIS POR NÓS E PELO PLANETA NA MEDIDA EM QUE NOS TRANSFORMAMOS EM SERES CONSCIENTES!
CONSCIENTES DO PODER DOS PENSAMENTOS E FOCOS NEGATIVOS E POSITIVOS.
ENTÃO, VAMOS PARAR DE BANCAR SHERLOCK HOLMES?
OU A POLIANA, QUE QUAL PRINCESA INGÊNUA, QUER VER NUM SAPO O PRÍNCIPE ENCANTADO? IGNORANDO FATOS, POR VEZES GRAVES DO PRETENDENTE, TUDO EM NOME DE UM ROMANTISMO INGÊNUO?
FONTE DAS IMAGENS DO POST
Comentários
Postar um comentário