QUANTAS REALIDADES EXISTEM?

https://www.youtube.com/watch?v=LyyojKcGDNY

O TEXTO ABAIXO, ESCREVI INSPARADA NO VÍDEO ACIMA:

Diferenças entre supostas realidades!

Exemplo 1

Em um filme, a paisagem mostrada é real num nível, ou seja: se ela existir de fato. Mas, no outro nível, ela não é real, porque mesmo existindo em alguma lugar, ela não está diante de seus olhos fisicamente.

Assim, existe uma realidade virtual e outra real.

Exemplo 2

Porém, ainda existe uma realidade meramente virtual, ao uma tela, seja de pintura ou de filme, mostrar uma pintura abstrata ou imaginada.

Exemplo 3

E, ainda existe o fato que diante de uma imagem ou cena numa tela, a tela em si seria a realidade primária ou primeira.

Conclusão:

O denominado ser, atman, espírito ou self é a tela – a realidade subjacente a todos exemplos acima. E o ego é a pintura, que se sente real, por existir na tela... E, de certo modo ele é real, mas é algo ilusório, se comparado com a tela, na qual ele se encontra literalmente projetado.

O mesmo com o mundo:

Ele é um filme projetado na tela do ser cósmico, do qual todos derivamos.

Portanto, quando nos identificamos mais com a tela (a essência) que com o mundo (filme), o ego se dissolve e “retorna” à tela, sem jamais ter deixado de Ser... Ela!

Por isso os sábios, libertos do ego, dizem que basta ser o que já somos... em essência – e para isso basta a gente parar de se identificar com o filme que o ego projeta na tela do ser... nos fazendo crer que ele também é a tela...

Ou seja: que ele é a tela pura, branca...

Enquanto ele é apenas a mancha escura...

CONCLUSÃO: ALGO É REAL OU NÃO, DEPENDENDO DO QUE USO COMO COMPARAÇÃO!

Com o acima vamos entender do porque o ADVAITA VEDANTA é tão radical: pois ele só considera O SER REAL - A TELA, que serve de base e contraste para o ego existir... temporariamente, enquanto ele existe sempre! 

EU SOU O ALFA E ÔMEGA.

ANTES DE ABRÃAO (O EGO HUMANO), EU (O SER), JÁ EXISTIA, disse Jesus, fazendo uma alegoria, USANDO o patriarca do povo judeu - para eles entenderem que um patriarca não é algo eterno... esta não é a origem real dos humanos - ela é O SER... 

Nota: Forcei a palavra escura para rimar, mas, fato é que o ego só nos causa problemas – por isso, ele não deixa de ser uma mancha escura na pura tela do ser – que ele ignora, por se identificar só com as manchas...  mesmo manchas brancas.

Digamos que alguém pinte o quadro todo de branco.

O branco pintado ainda é uma falsa realidade, se comparada, com a REALIDADE ÚLTIMA DO SER, porém, um ego devidamente purificado, claro que terá condições de começar a entrever o SER, pois estará se tornando TRANSPARENTE, porém, o ego em si, jamais vai ser o ser... ele apenas vai deixando de existir... ao perceber que ELE É O SER... melhor: 

Que o ego é o resultado do ser que se identificou com o mundo... gerando o ego... que, aos poucos, foi se tornando uma realidade aparente, mas com força suficiente, para não querer deixar de ser um ego... separado... equivocado... de sua real origem... 

Por isso se diz que o DESAPEGO DO MUNDO É ESSENCIAL - pois com isso o ego vai enfraquecendo e dando chances do SER REAL se manifestar... 

Por isso o ADVAITA VEDANTA também diz que não há evolução do ser - apenas do ego! E um ego evoluído é um ego altamente cristalizado na tela do ser... porém, parece que este é o caminho a seguir nesta CRIAÇÃO EQUIVOCADA... 

E o duro é remover tal cristalização... Haja etapas, via orações, mantras, jejuns, meditações... 

Enfim, é um absurdo os recursos que são criados para dissolver as manchas do ego... para ele ver que ele não é o PERSONAGEM REAL - melhor, que ele é só um personagem... que parece real...

 Enfim... alegorias não faltam, e métodos para enfraquecer o ego no bom sentido também (enfraquecer no sentido dele enxergar sua existência ilusória).

HAJA CANSEIRA... E NADA PARECE FUNCIONAR...  PORÉM, UM FAZER FAZ PARTE... MAS...

NO FINAL, PARECE QUE SÓ A GRAÇA CONSEGUE LIBERTAR O SER DO SEU FALSO EU TEMPORAL...

QUE ESTÁ GRUDADO NO SER FEITO CARRAPATO... 

OU FEITA UMA TARTARUGA QUERENDO SE LIBERAR DE SUA CARCAÇA... 

DÁ PARA RIR, MAS É DE CHORAR, POIS MESMO SABENDO O ACIMA E MAIS... NADA PARECE FUNCIONAR PARA LIBERTAR O SER DE SUA FALSA IMAGEM PESSOAL!!!

<<<>>>


Usando mais um exemplo de Jesus, que teria dito:

EU SOU O CAMINHO, A VERDADE E A VIDA, NINGUÉM VEM AO PAI SENÃO POR MIM!

Terminologia oriental o EU SOU é outro nome para o SELF ou o SER, ou o ATMAN.
Na verdade, o EU SOU é, de fato, o nome do SER.
Portanto, algo que indica o SER.

Assim, provavelmente a frase original tinha outro sentido, sabendo que a Bíblia foi copiada mil vezes por escribas que nada entendiam do que copiavam (segue um link mais abaixo, para quem nunca viu ou se viu, não leu).
Assim, o entendimento correto é:
O EU SOU (O SER), É O CAMINHO, A VERDADE A VIDA PARA CHEGAR AO PAI (O DENOMINADOR COMUM DE TODOS OS SERES).
Por isso, EM ESSÊNCIA, somos todos FILHOS DO PAI. 
Nosso SER, ou ESSÊNCIA ETERNA, veio DELE!

<<<>>>



Comentários