O QUE VEIO PRIMEIRO: CONSCIÊNCIA OU MATÉRIA?

 

“Somos feitos de consciência e matéria. Não superaremos as máquinas com os números”. (Federico Faggin – Pai do Microprocessador)

Ao buscar por uma imagem para ilustrar este post, gostei da acima e gostei do conteúdo do link,  onde achei a imagem acima, por isso vou citar a parte final do artigo dele:

Qual é o processo pelo qual este Prakriti (o campo da matéria) emerge de Purusha (o campo da consciência)? Qual é o poder (Maya Shakti) que torna esse surgimento possível? Como ele se dissolve de volta em Purusha e ressurge novamente? Ou eles permanecem separados, como Realidades paralelas, tendo emergido em duas? Nós, seres humanos, podemos compreender completamente esses mistérios?

ENTREVISTA COM A NEUROCIENTISTA MARJORIE WOOLLACOTT PhD

Novas evidências de experiências fora do corpo e da sabedoria perene

https://www.youtube.com/watch?v=YvoT_05JgbE

O título do vídeo menciona a via da SABEDORIA PERENE, mas o conteúdo não aborda esta via em seu conceito original, porém, isso não o torna menos impactante! Aliás, muitos não conhecem este termo, mas no blog, se clicar em MARCADOR, verá que tenho um com VIAS PERENES.

INDICE DESTE POST

OS 3 NOMES CITADOS PELA DRA....

  •         FEDERICO FAGGIN
  •         BERNARDO KASTRUP
  •         JEB BARTON

 AS 3 VIAS DE IR ALÊM DA CONSCIÊNCIA...

  •         Consciência extracorporal
  •         Consciência dimensional ascendente
  •         Consciência da Essência Eterna (anterior à Criação)

COMENTÁRIO IMPORTANTE

A entrevista é de um nível e de uma clareza memorável – vale a pena legendar e diminuir a velocidade de 1.0 para 0.75, pois a Dra. Marjorie fala muito rápido! Ao ler abaixo as bios (biografias) dos nomes citados por ela, vocês terão uma noção de que nível estamos falando.

Pela metade do vídeo, aos 35 minutos (aprox.), ela vai falar de uma EQM singular – sem precedentes, que ocorreu em função de uma operação singular – acho que também sem precedentes!

Mas digo – vale a pena ouvir tudo: do começo ao final, caso sua vida queira ganhar um significado a mais, ou,  caso o futuro da humanidade seja de seu interesse, visto que: de nosso nível de consciência, depende não só o planeta Terra, mas o Universo, pois, a nível subquântico, estamos todos conectados instantaneamente e eternamente!


 OS 3 NOMES CITADOS

Dra. Marjorie cita 3 nomes, que realizam pesquisas e experiências pessoais no campo da CONSCIÊNCIA:

FEDERICO FAGGIN

WIKI – PORT-BR

https://pt.wikipedia.org/wiki/Federico_Faggin

WIKI – ENGLISH (vejam a diferença de conteúdo)

https://en.wikipedia.org/wiki/Federico_Faggin

SITE DE FF

https://www.ihu.unisinos.br/categorias/641419-somos-feitos-de-consciencia-e-materia-nao-superaremos-as-maquinas-com-os-numeros-entrevista-com-federico-faggin

Extrato do link acima:

“A humanidade está numa encruzilhada. Ou volta a acreditar que tem uma natureza diferente daquela das máquinas, ou será reduzida a uma máquina entre máquinas. O risco não é que a inteligência artificial se torne melhor do que a gente, mas que decidamos livremente nos submeter a ela e a seus donos".

Federico Faggin é um dos maiores inventores vivos. Talvez o maior inventor vivo. Ele é o pai do microprocessador, o bloco de construção no qual se baseia toda a computação moderna, inclusive a supercapacidade de cálculo da IA. De Vicenza (Itália), 83 anos, vive em Los Altos Hills, Palo Alto, Califórnia, há 56 anos. Ele está entre os homens que mais contribuíram para a aceleração da tecnologia no último meio século. Durante décadas, ele acreditou na tecnologia. Em sua capacidade de replicar o ser humano, sua inteligência e consciência. Faggin tentou isso durante anos. Então, no fim da década de 1980, no auge de seu sucesso profissional e econômico, ele passou por uma profunda crise existencial. Coroada por um episódio. "O despertar", como ele o chama hoje. Um evento que o levou a estudar e estudar a si mesmo. E a elaborar, junto com Giacomo Mauro D’Ariano, professor de física teórica da Universidade de Pávia, uma teoria sobre a consciência e a realidade que afunda as raízes nas questões ainda hoje obscuras e vertiginosas da mecânica quântica.

BERNARDO KASTRUP

https://www.bernardokastrup.com/

WIKI – ENGLISH

https://en.wikipedia.org/wiki/Bernardo_Kastrup

Traduzido do inglês-Bernardo Kastrup é um filósofo e cientista da computação holandês nascido no Brasil, mais conhecido por seu trabalho no campo dos estudos da consciência, particularmente pelo desenvolvimento do idealismo analítico, uma forma de idealismo metafísico fundamentado na tradição filosófica analítica.

Conversa entre Rupert Spira e Bernardo Kastrup

https://www.youtube.com/watch?v=uin8MFqh7VI

Segue tradução da descrição do conteúdo do vídeo:

>>> Rupert Spira e Bernardo Kastrup discutem as qualidades da consciência, da memória, do sono profundo e do tempo

[O vídeo acima é]... Um trecho de uma série de discussões em novembro de 2022 com Bernardo Kastrup e Rupert Spira.

Você pode acessar a versão sem anúncios, juntamente com 10 horas de perguntas e respostas com Bernardo e uma sessão sem anúncios com Federico Faggin aqui: https://dandelion.events/e/iuoci <<<

JEB BARTON

https://www.adelantegallery.com/jeb-barton.html

Jeb Barton tem criado nos campos da arte e da filosofia por mais de 45 anos. Com um diploma de Bacharel em Ciências pela Universidade de Memphis com especialização em Filosofia, Psicologia e Química Física. Ele e sua esposa, Nicole Loffler, Ph.D., ensinam seminários e workshops em estudos da consciência. Vencedor de um prêmio internacional de literatura em 1997 por sua poesia haicai, ele foi homenageado em 2001 ao ser convidado a escrever um livro comemorativo sobre a compaixão humana para um evento organizado por Sua Santidade o Dalai Lama.

 AS 3 VIAS DE IR ALÉM DA CONSCIÊNCIA...

Decidi fazer uma rápida análise sobre o fato da entrevista abordar dois estados de consciência (o 1 e o 3 abaixos relacionados) – sendo que o 3 foi abordado somente quanto ao nome na entrevista – mas sem se aprofundar nele.

Já o estado 2 abaixo listado, envolvendo meditação e experiências por assim dizer místicas, tanto pode ser direcionado, em algum momento, para a via 2) como para a via 3). Depende de cada alma e para qual propósito veio nesta vida.

Diferença entre:

1)     Consciência extracorporal

2)  Consciência dimensional ascendente

3)  Consciência da Essência Eterna (anterior à Criação)

As EQMs, com exceções, relatam o tipo 1, se tratando de uma experiência extracorporal não prevista. Porém, com técnicas adequadas pode-se acessar o outro lado, ou o campo astral como os esoteristas o definem, de forma direcionada. Seriam as saídas em corpo astral consciente - mas, isso é um tema à parte, e sem uma orientação SEGURA, há perigos para os que apenas querem se aventurar (aqui sugiro checar Wagner Borges).

Já o estado tipo 2 se aplica aos que buscam uma via ASCENSIONAL! Sendo que algumas EQMs tanto podem dar um sabor da segunda (ao adentrar a dimensões superiores), como da terceira via (algo raro, mas vi uma em especial, em que ficou claro que a pessoa havia atingido o CAMPO ETERNO, anterior a CRIAÇÃO).

Na prática, e usada como caminho espiritual, a segunda via implica num esforço consciente de elevar sua kundalini pelos chacras, até o chacra coronário, que na via ASCENSIONAL é vista e vivida como a jornada final! Aqui sim, o termo Iluminado seria o mais correto – mas não Liberto! Porém, os métodos de elevar a kundalini variam muito, e a maioria é deturpada, por isso as almas correm grandes perigos ao se envolver em tais, ocorrendo, inclusive, mortas prematuras!

A via ascensional permite um ascender de dimensão em dimensão, parte deste Universo Sintético, como o definiria George Kavassilas, ou desta Criação, fruto da obra do Demiurgo, conforme relatam os Apócrifos, o Deus Impostor – pois impôs uma Criação para imitar o CRIADOR ORIGINAL – no final, para salvar o big erro cósmico – também conhecido como queda, embora este termo se use para designar diversos eventos – O CRIADOR ORIGINAL inseriu SEU HÁLITO nas criaturas. Dito de forma simplificada. E assim, visto pelo prisma positivo, a Criação não Divina inicial, acabou por agregar bilhões de almas para o PLANO MAIOR, por meio da INTERVENÇÃO DIVINA, desde que as almas optem por tal via, algum dia... em alguma vida... portanto, também dentro do Universo Sintético (do qual somos parte), existem Mensageiros que buscam resgatar almas maduras para se reconectar com O PAI... O SELF EM NÓS...

Visto do lado negativo, isso explica (MAS NÃO JUSTIFICA), os horrores desta Criação Imitação, onde o mais forte caça e come o mais fraco, e os limites do livre arbítrio dão espaço para a prática de horrores sem precedentes. Isso estamos vivendo e vendo agora – mas a Bíblia está cheia de relatos da crueldade do deus-ditador, que nela (na Bíblia), se mescla com o DEUS ORIGINAL por assim dizer – sendo que boa parte do seres dentro dela, são, na verdade, extraterrestres! 

Portanto, aqui falo de Javé - que deduzi há mais de 10 anos, ao ler Sitchin, que se trata de ENLIL (mas isso é outro tema e abordei que chega neste blog e no anterior MY MIXTERIES - quem quiser achar tais posts, digite na LUPA (que quase não se vê via celular - mas fica acima, à direita) o nome ENKI e ENLIL.

De minha parte, sendo a versão acima correta em suas linhas gerais ou não,  acho horrível esta Criação-Dor – onde a dor, sob todas as formas, é o pão nosso de cada dia, não só na terra, mas nos céus – digo, em não sei quantos outros planetas, galáxias e universos! Mas, o xis não é a mera dor, mas o horror que se perpetua aqui neste Planeta (e em outros, pelo que sei). Portanto, algo de errado ocorreu no passado - disso falam todas as tradições, mas cada uma postula uma versão - um ponto de vista, de acordo com a época e capacidade de compreensão! Portanto, é um tapete colorido, onde só INICIADOS (que tem CONHECIMENTO REVELADOR), podem dar pistas mais seguras.

Na experiência tipo 3, ocorre algo similar a uma fusão momentânea do ego com o Ser, na falta de um termo melhor – seria como se nossa parte ciente em termos humanos congelada no tempo e espaço, como um gelo, se dissolvesse num mar morno, do qual proveio.

Aqui o vídeo inclui as experiências de meditação como parte da VIA PERENE e, até certa etapa elas são, mas, a maioria vai usar a meditação como trampolim para seguir a Segunda via, da Ascensão. E por isso o título sugere tratar-se tudo de experiências relacionadas a Terceira via, conforme minha listagem inicial.

Portanto, pode-se ter experiências de comunhão temporária com o self, mas isso ainda não define que tal alma venha a trilhar a via perene e se o fizer e no dia que sua experiência de comunhão se tornar UM ESTADO DE SER PERMANENTE, significa que o gelo (ego), se dissolveu no CAMPO ORIGINAL, sem perder sua individualidade, mas apenas o fator (ego), que o fazia se sentir sozinho e isolado de tudo e todos, como gelos flutuando em águas frias (racionais), onde ninguém imagina que o gelo é feito da mesma água original – sendo esta "água" SEU REAL SER – SUA ESSÊNCIA ETERNA.

Tal conceito provem da Advaita Vedanta, uma via singular dentro do hinduísmo, ou, com outros termos, e  repletos de poesia e plena de arte, o Sufismo apregoa o mesmo, aliás, aqui vale citar a frase que usei como parte do perfil do meu blog anterior (My Mixteries):

Você não é somente uma gota dentro do oceano; você é o oceano dentro da gota (RUMI)

Nesta via, a comunhão se realiza no centro do SER, também chamado de CORAÇÃO ESPIRITUAL – mas não falamos do chacra cardíaco!

E sob o ponto de vista de Advaita Vedanta, Maya não significa que o Mundo ou a Criação não existem...

... mas que existe um Campo ou Estado de Ser, onde se experimenta o que SOMOS ANTES DA CRIAÇÃO, pois toda Criação tem um começo, meio e fim – isso inclui humanos, planetas, galáxias e universos. A sabedoria indiana inclusive tem o número de anos de cada CRIAÇÃO, cujo Deus denominam Brahma (não Brahman - que é um dos vários nomes que eles dão para o SER, SELF, etc).

WIKI: Depois que Brama cria o universo, ele permanece em existência por um dia de Brama, que vem a ser aproximadamente 4 320 000 000 anos em termos de calendário hindu. Quando Brama vai dormir, após o fim do dia, o mundo e tudo que nele existe é consumido pelo fogo. Quando ele acorda de novo, ele recria toda a criação, e assim sucessivamente, até que se completem 100 anos de Brama.

E olhando a CRIAÇÃO sob a perspectiva de nossa ESSÊNCIA ou CONSCIÊNCIA ETERNA ou atemporal, a CRIAÇÃO é passageira, é ilusão no final, mesmo durando trilhões de anos. Mas, durante o processo de uma alma atingir tal meta, claro que ela vai ver o mundo como real sob todos os pontos de vista - e isso faz parte do amadurecimento - senão, seria como dizer para uma criança, que ela, quando adulta, vai achar a infância um absurdo com seus sonhos e verdades. Seria um crime tirar os sonhos, as fantasias e as ilusões da infância - assim também as almas vão amadurecendo de vida em vida...

E uma vez atingida a COMUNHÃO ETERNA COM O SER, tal alma ou pessoa, denominada de LIBERTA ou Iluminada, ou Autorrealizada, não ignora o mundo e suas realidades temporais, APENAS SE TORNOU CIENTE DE SUA TEMPORALIDADE de forma total. E neste quesito que a maioria confunde tudo, tal como confundem a Iluminação de Buda, achando que ele pregou que depois NADA NIX NIENTE existia... apenas um vazio niilista - um absurdo tal interpretação - mas, isso ocorre em todos os campos neste planeta, onde o engano e a mentira ainda são mais fortes que A VERDADE.

CONCLUSÃO

O tema das 3 vias é mais complexo, e seria ingenuidade achar que num simples post pode-se dar uma ideia clara de tal complexidade, principalmente a quem os temas são novos ou mesmo tabus. Fato é que, ao que tudo indica, existe uma quarta via (isso ainda não ficou claro para mim), da qual fala George Kavassilas, ao ele se referir a se INTEGRAR com o UNIVERSO ou a CRIAÇÃO ORIGINAL! Lembrando que a via ADVAITA implica em se DISSOLVER O EGO NO SER, que é parte do CAMPO PRIMORDIAL, do qual todas AS CRIAÇÕES (puras) SE ORIGINAM!

Aliás, seria muito proveitoso ler seu livro e-book NOSSA JORNADA UNIVERSAL, disponível em espanhol ou inglês, para entender um elemento novo dentro do conceito da complexidade dos humanos em relação aos extraterrestres partes do Universo Sintético:

- George, que teve uma imersão pessoal física e extrafísica nos mistérios da criação em 2003, montou alguns diagramas (no livro citado) para entendermos que somos uma COMPRESSÃO em MINIATURA do UNIVERSO. 

Ou seja: o Universo se comprime numa Galáxia, a Galáxia no Sol, o Sol na Terra e a Terra em nós! Somos INTEIROS – INTEGROS, enquanto os Extraterrestres só possuem FRACTAIS ou partes da Totalidade – e este é apenas um dos motivos pelo quais somos cobiçados, caçados e castrados de todos os modos, inclusive ao nos chamarem de indignos, ou fracos ou pecadores, ou seja o que for.

Por isso George não postula o caminho da DISSOLUÇÃO como ele define o caminho "Advaita" (pelo menos deduzi isso), mas da INTEGRAÇÃO ou da COMPRESSÃO (ou algo similar).

Pois o ADVAITA VEDANTA e alguns outros, postulam algo sim similar a uma dissolução, mas não no NADA, como o budismo mal compreendido afirma, mas de RETORNAR AO NOSSO SER, para SER O QUE SOMOS EM ESSÊNCIA!

Imagine assim: nosso corpo e ego são vasos de barro (e são mesmo), que contem certos elementos (psique e corpo); se dissolver no CAMPO ORIGINAL seria quebrar o vaso, e a psique, agora liberta do conceito de que é um mero corpo, se unificar, de forma automática, com o ar, ou ESPAÇO ETERNO, ou A CONSCIÊNCIA ORIGINAL, PURA, ETERTA, visto que a psique contem um elemento eterno em si: o EU SOU, que é a manifestação da LUZ DA CONSCIÊNCIA, mas não é o SER per se - apenas a passagem, ou o ponto de conexão entre o ego e o SER.

Rupert usa muito o exemplo do espaço, de diferentes modos – um deles, adaptado aqui a meu modo, seria: uma casa ocupa um espaço, que faz parte do espaço universal – se ela é derrubada, o que fica, ou “sobra” é o espaço... e assim o espaço cósmico está cheio de objetos (seres, casas, cidades, etc), que, em sua essência, compartilham todos do mesmo ar! Está é a REAL REDE que nos une de um canto do cosmos com seus universos, a outro canto. E se tornar UM COM A CONSCIÊNCIA PRIMORDIAL (ou com o ESPAÇO ETERNO), seria justamente dissolver o EGO nela.

Por fim: estou me aprofundando nos conceitos de George ao me tornar membro de seu site – onde venho assistindo a webinars antigos, entre outros, para entender melhor seu conceito, que ressoou em parte comigo. E quando eu tiver uma noção melhor, farei outro post, e, no caso, vou deixar o link neste também e, vice-versa.

<<<>>>

LINKS RELACIONADOS

SITE DE GEORGE KAVASSILAS

https://www.ourjourneyhome.earth/market-place

A ERA ESPACIAL E CÓSMICA A PLENO VAPOR

https://safirasworld.blogspot.com/2025/02/a-era-espacial-e-cosmica-esta-pleno.html

SOBRE A CRIAÇÃO E SUAS FASES DE "DESCIDA"

https://www.youtube.com/watch?v=ka7BpctbCOg

Lembrei do Canal Viveka - de Alaya - e achei um vídeo de 4 anos atrás, onde ela vai dar um show de conhecimento gnóstico e cita ligeiramente o advaita vedanta e o budismo, para contextualizar os dados. E em dado momento, ela fala que há quem ache o conhecimento gnóstico complexo - e aqui concordo - não consigo me inspirar via gnosticismo, mas sim via advaita vedanta, que tal como o sufismo e outras vias PERENES, tem sua simbologia e via de explicar O CAMINHO DE RETORNO AO CENTRO - AO SER... pois a VERDADE UNIVERSAL É UNA - mudam apenas os meios e símbolos. 

Aliás, o pai dela é um expert em ADVAITA VEDANTA e o conheci graças a uma entrevista no canal VIDA INTELIGENTE, do grego Eustáquio Patounas (quem conheci num dos vários Congressos DIÁLOGOS COM O UNIVERSO, que se realizam há mais de 25 anos em Curitiba):

SHANKARA E O ATMAN

https://www.youtube.com/watch?v=Znqt1l9w97Y

Para quem conhece Advaita Vedanta, sabe que Shankara foi quem traduziu tal saber de modo a criar algo como uma Escola Advaita Vedanta de modo atualizado, mas isso ainda no século VIII ou, século V - há divergências - na dúvida fui buscar por um link, e achei um que resume de forma brilhante o tema (inclusive fala do absurdo do niilismo budista, para meu deleite) - lembrando que na era atual, Ramana Maharshi é o grande reativador desta "escola" ou linha - e postei a respeito também.

O MISTÉRIO DE BUDDHA E ADI SHANKARA

https://www.revistapandava.pt/o-misterio-de-buddha-e-adi-shankara/

E com isso finalizo o tema CONSCIÊNCIA - ficando claro que a CONSCIÊNCIA SUPREMA ou DIVINA veio ANTES DE TUDO... ELA É CAUSA PRIMORDIAL... a matéria, principalmente a física 3D, é a última da CADEIA DE MATÉRIAS que foram se formatando na medida que a MANIFESTAÇÃO realizava sua descida... que alguns chamam de queda... 

MINHAS POSTAGENS SOBRE RAMANA MAHARSHI

https://safirasworld.blogspot.com/2023/04/minhas-postagens-sobre-ramana-maharshi.html

<<<>>>

Comentários