FLORIPA – A RIO (DE JANEIRO) DO SUL DO BRASIL!

VISTA À ESQUERDA DA ÁREA CENTRAL DE FLORIPA - DO HOTEL MAJESTIC

NOTE: if you can't translate the content into your language automatically, use the blog's translator. At the end there are 2 links in English and a text of mine in English, which I sent to friends who don't speak Portuguese!


FLORIPA (FLORIANÓPOLIS-SC) BY WIKI (PORT)

https://pt.wikipedia.org/wiki/Florian%C3%B3polis

Ao topar ontem (17.03.25) com o vídeo da RUSSA OLGA sobre Floripa & São Paulo, eu me lembrei que sempre quis iniciar uma série de postagens, em que poderia publicar algumas das muitas fotos, que fiz durante as viagens com Elisabeth Loibl (autora de livros), para compor um livro em especial sobre Arqueologia (que vai ser lançado em maio deste ano – em abril vou falar mais a respeito, visto que continuo sendo sua assistente, mas agora online). E, aproveitando o gancho do vídeo da Russa Olga, decidi começar por Floripa.

OLGA: MUDEI DE SÃO PAULO PARA FLORIPA...

https://www.youtube.com/watch?v=xTzSczITYT8

ELISABETH LOIBL - AMAZON LINK (CLIQUE)

Autora de 11 livros pela Editora Melhoramentos - e pela EDICON, o livro DEUSES ANIMAIS, que ganhou o prêmio Clio de História em 1985, e o atual de Arqueologia, a sair em maio!

 

FLORIPA – A RIO (DE JANEIRO) DO SUL DO BRASIL!

Foi assim que eu a apelidei anos atrás, para descobrir, tempos depois, que alguém citou o apelido – será que meu apelido se espalhou pela net? Provável! Mas, o curioso é que quando criei o apelido eu mal conhecia a cidade e a Lagoa da Conceição, numa viagem rápida em 2003, ao regressar ao Brasil após ter vivido na Suíça.

Não saberia na época, claro, que anos depois, eu  conheceria Floripa em toda sua beleza e encanto, via Elisabeth Loibl, principalmente por causa do contato com Adnir Ramos (que conheci através de um amigo virtual em 2012) e que viria a fazer parte de um livro de arqueologia de Elisabeth (citado acima).

Por isso venho recomendando Floripa para quem acha que praias e montanhas e uma cidade encantadora só se resume ao Rio de Janeiro. E por isso acabei acessando links em inglês há um ano e repassei para alguns amigos Europeus. Tanto que, uma amiga russa, que vive há décadas na Suíça (onde a conheci), veio conhecer Floripa em janeiro deste ano onde me encontrei com ela, pois não achei justo ela vir até o RS (Rio Grande do Sul, onde vivo desde 2023, numa região bem européia), e não aproveitar e conhecer Floripa e ter uns dias de descanso na praia, uma vez que ela tem um job bem estressante, aliás, era o desejo dela curtir alguma praia.

 

LINKS EM INGLÊS SEGUEM NO FINAL

Os links no final vão conter mais algumas dicas preciosas no entorno de Floripa, mas, para um aperitivo, e caso alguém abrir os links em inglês e não tiver a opção de traduzir para o português, segue uma parte do que Gareth comentou no link abaixo:

https://traveldeeper.co/adventure-travels/best-beaches-in-florianopolis-brazil/

Vida noturna em Floripa: Além de ter algumas das melhores praias do Brasil, Florianópolis é famosa por sua incrível vida noturna. Seja no "Fields" no centro ou na Pacha em Jureré, é incrível. Você vai precisar de praia depois de festejar até 6, 7, 8 da manhã.

Floripa Food:  Para algumas das ostras mais frescas que você já comeu, vá até o Box 32 no mercado central de Floripa. Caso contrário, há muitos frutos do mar frescos e comida tradicional brasileira ao redor das praias.

Eu amei Florianópolis, mais do que eu pensava que amaria, para ser honesto. Vindo do Rio de Janeiro, eu não sabia se ficaria tão impressionado com as praias e a vida noturna como todos diziam que ficaria. Bem, estou feliz em dizer que eu estava errado e fiquei definitivamente impressionado com toda a beleza (e belezas) que esta ilha oferece.

 

POINTS QUE CONHECI EM FLORIPA

Claro que Floripa, como em todas cidades litorâneas, tem praias, restaurantes e lojas para todos os gostos e gastos, digo: para cada "bolso".

Dito isso, seguem points imperdíveis em Floripa e repito: graças a Elisabeth que se encantou com a cidade e achava qualquer “desculpa” para curtir a cidade, sempre unindo algum aspecto profissional com uma parada nas praias e... claro, em restaurantes memoráveis, os quais, como ela diz: são parte de sua coleção! Ou seja: nada de colecionar jóias ou algo similar, mas restaurantes e bons hotéis dentro do possível, isso sim, ela ama de paixão, bem como o “marzão”, como o apelidou (marzão: big mar).

PRAIAS – nós amamos as águas calmas e mornas da praia Daniela, mas, me impressionei com um restaurante e praia do Jurerê ao norte, onde fomos almoçar após visitar o Museu do Homem do Sambaqui, em Floripa (indo atrás de uma pedra fenícia e do Padre Rohr – detalhes no livro de Arqueologia a ser lançado em maio).


PRAIA DANIELA (FLORIPA)





ÁREA CENTRAL DE FLORIPA

RESTAURANTES

Tem o incrível THE ROOF, no topo do Hotel Majestic. Se tomar o café da manhã com vista para orla do mar, no centro de Floripa já é uma experiência deliciosa (as fotos mostram um pouco), imagine jantar no THE ROOF, que fica no topo do Hotel Majestic (onde Elisabeth sempre se hospedava).

https://www.theroof.com.br/novoroof/


VISTA À ESQUERDA E DIREITA DO HOTEL MAJESTIC



VISTA PANORÂMICA DO CAFÉ DO HOTEL MAJESTIC


VISTA TÉRREA DA AV BEIRA MAR NORTE


VISTA NOTURNA


E por falar nisso, tem um restaurante térreo, no LK DESIGN HOTEL, ao lado do Hotel Majestic, onde fomos almoçar após uma palestra da Elisabeth numa das dezenas de unidades do colégio BOM JESUS espalhados pelo sul e sudeste do Brasil, no caso o de PEDRA BRANCA (um bairro universitário do outro lado da ilha - sim, porque parte de Floripa é ilha e parte terra firme).

Explicando aos novatos: os livros paradidáticos de Elisabeth Loibl são adotados em muitos colégios privados pelo Brasil afora, onde ela faz palestras presenciais ou virtuais.

No OSLI RESTAURANTE comi o melhor prato com funghi de minha vida – sem exageros. Mas, o que me impressionou à parte, foi a piscina do deck – eu que não sou fã de piscinas, fiquei ENCANTADA, literalmente:

LK DESIGN HOTEL

https://lkdesignhotel.com.br/

PISCINA

https://lkdesignhotel.com.br/galeria/piscina-rooftop/

E vejam quantas opções gastronômicas só na área central:


E AGORA VAMOS AO NORTE DE FLORIPA, na...

PRAIA DO JURERÊ

https://www.alamedajurere.com.br/restaurantes-norte-ilha-florianopolis/

No link acima constam outros links embutidos e um deles (o abaixo) me fez lembrar do nome do restaurante das minhas fotos (mais abaixo):

https://www.bossajurerehotel.com.br/blog/guia-turistico-da-praia-de-jurere/

Sim, as minhas fotos são do restaurante ALAMEDA DOS SABORES, e da vista para o mar dele:

https://www.alamedajurere.com.br/








VAMOS AGORA AO LESTE DE FLORIPA:

A minha foto abaixo, dá uma pequena noção do encanto que é a Barra da Lagoa, em frente do IMMA!

E o que é o IMMA, alguns vão perguntar! Um nome curioso, que estranhei quando ouvi em 2012: Arqueoastronomia! Tal área inovadora, foi desenvolvida por um ex-pescador, que um dia descobriu umas inscrições misteriosas nas encostas e decidiu ir a fundo... e acabou fazendo uma pós em Antropologia... Detalhes no link abaixo:

https://arqueoastronomia.com.br/

O mapa vai dar uma ideia da distância do Hotel Majestic, onde Elisabeth sempre se hospedava:



A Barra da Lagoa é cheia dessas pequenas baias, com águas entrando pelas encostas, com restaurantes beirando as charmosas vias de água, barcos passeando e passando, e a gente ouvindo vários idiomas enquanto esperava o prato! Sério que me fez lembrar alguns lugares similares na França ou Itália.

ABAIXO algumas fotos de uma região de sambaquis que o Adnir Ramos nos levou... (não lembro o nome do local agora):




PAISAGENS INSÓLITAS 
(AS MAIS IMPACTANTES CONSTARÃO NO LIVRO)


E AGORA VAMOS AO SUL DE FLORIPA, direto no...

OSTRADAMUS RESTAURANTE

Minhas fotos (logo abaixo), não mostram o interior do Restaurante, e sim somente o Deck com suas alas panorâmicas...

https://www.ostradamus.com.br/

Segue trajeto do Hotel Majestic até o Restaurante OSTRADAMUS (no sul de Floripa), onde se situa um bucólico bairro açoriano, Ribeirão da Ilha, que remonta ao século XVIII, onde se encontram vários restaurantes ou petiscarias, à beira-mar:


DETALHES DO RIBEIRÃO DA ILHA NA WIKI

https://pt.wikipedia.org/wiki/Ribeir%C3%A3o_da_Ilha


CASAS ANTIGAS DO RIBEIRÃO DA ILHA


RESTAURANTE & PETISCARIA EM RIBEIRÃO DA ILHA
(não lembro do nome)


FINALMENTE O FAMOSO OSTRADAMUS E SEU DECK VERY CHARMOSO!




VISTA DO DECK PARA A COZINHA DO RESTAURANTE


MEU PRATO VEGETARIANO:
COM AMÊNDOAS, SHITAKE E CHAMPIGNON!


PRATO DE OSTRAS DE ELISABETH E HERONDI (MOTORISTA)
QUASE SAIU BRIGA DE QUEM COMIA MAIS (BRINCADEIRA!)



FINALIZANDO...

Não vou mostrar mais, assim, quem quiser visitar a Ilha de Santa Catarina, ou Florianopólis, a capital do Estado de Santa Catarina, ainda seja surpreendido de algum modo (e será)!

BRAZIL – OVER 7,000 KM OF BEACHES

Therefore, in addition to Rio, Bahia, and Fortaleza, the South of Brazil has beautiful beaches, whether in the capital of the state of Santa Catarina, Florianópolis (or just Floripa), or 60 km away, in Garopaba (read: Ga... like the name of Ghana, a country in Africa), or in other words: Garo-paba! Read how it is written.

Save this video to watch calmly, at night or on a Sunday afternoon – I tested the English subtitles and they were great, almost perfect, because Rossi speaks slowly and speaks very good Portuguese! You will have many surprises, from the bucolic city where fishermen's ranches still exist, to Ferrugem beach, famous for surfing, and, therefore, the Mormaii factory – he will show you the store (a show for lovers of the art of surfing), as well as the beautiful dunes for practicing sandboarding! Not to mention the local market, which only opens 3 times a week, with all the best of everything: from gluten-free breads and pastas, to croissants and regular whole-wheat breads, to about 10 types of mushrooms, to artisanal salami, organic vegetables and much more. SO, CHECK IT OUT UNTIL THE LAST MINUTE – IT’S ALL WORTH IT!

And if you’re a city-dweller – Floripa has all of this and more! That’s why, years ago, when I first discovered it and even thought about living there (as well as in Garopaba, recently – but I couldn’t find a house that suited my profile and budget), I nicknamed it THE RIO DE JANEIRO OF THE SOUTH (the funny thing is that, in the meantime, it seems to have officially earned this nickname – and, in fact, it deserves it). There, in addition to the beautiful bays in the north of the island, reminiscent of France and Italy, in the south, there is a village of Azoreans, where there is, among other restaurants with a view of the sea, the most famous: OSTRADAMUS!

HelenaS

GAROPABA BY ROSSI (se não abrir, digite os dados no YT)

CHANNEL: VIAGENS COM ROSSI

https://www.youtube.com/watch?v=2uNWbV3aDZ0

FLORIPA – BY GARETH

https://tourist2townie.com/adventure-travels/best-beaches-in-florianopolis-brazil/

FLORIPA – BY SITE AVENTURA NO BRASIL

https://www.floripa-trips.com/service-and-info/florianopolis-beaches/


<<< FIM >>>


Comentários